Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de abril de 2010

Escopo

Um mote para trabalharmos: A inspiração é Dom Casmurro, a história de Bentinho e Capitu... Ontem vi um filme do Caio Blat que aborda a questão da traição - real ou imaginária - de maneira semelhante. O Marido é o narrador e culpa a mulher pela sua traição. Assistam, pode ajudar nossa brincadeira aqui.
A história proposta ocorre ao longo de um ano. A trajetória pode ser marcada pelos meses desse ano. Cada um dos mêses sendo narrado a partir do ponto de vista de cada um dos personagens. Existe tensão sexual, mas será que os relacionamentos concretizam-se? Uma mesma realidade e várias percepções distintas. Várias trajetórias de heróis... Um conto de 12 páginas? Um romance de 36 capítulos? Um filme em 90 laudas? O destino dessa história , bem como o destino dos personagens, se resolverá com as colaborações da cada um.
Penso que o texto pode ser escrito em primeira pessoa. Talvez fosse interessante que cada personagem tivesse seu vocabulário, alguns vícios de linguagem e bordões, elementos que a diferenciassem numa narrativa onde todos falarão em primeira pessoa. estou sugerindo uma Ana desbocada e uma Maria que inclui os santos na conversa - sim eles podem participar das conversas sem que os outros interlocutores saibam. Sugeri um personagem duas caras, o Tavares, uma para o público feminino e outra para o público masculino.
Pessoalmente não tenho habilidade e conhecimento para propor um estilo. Talvez ele se encontre ao longo do texto. Talvez cada um de nós imprima um estilo próprio ao seu escrito. Abrem-se inscrições para sugestões.
Acredito que o casal se separará e Maria seguirá seu destino. Será? Talvez essa perturbação sirva para que o casal se conheça, a quebra da rotina arranhando o verniz e permitindo um relacionamento mais verdadeiro. Afinal de contas, quem é o protagonista? Mais do que sim(em)patizar com um personagem, podemos escolher o seu destino, ou pelo menos influenciá-lo.
Existe possibilidade de comunicação entre as pessoas?
Como autores dessa história podemos escrever biografias para os personagens e análises dos seus perfis. Iniciei a descrição de alguns deles, mas podem ser modificados e outros podem ser inventados. Alguém faria uma mapa astral. As características dos signos influenciarão suas personalidades? Se cumpriremos o intervalo de um ano, nossos personagens todos farão aniversário... Faremos festa?
Podemos criar situaçãoes compartilhadas pelos personagens e não é preciso que nós mesmos façamos o desenvolvimento da situação imaginada, ou a reação de todos os personagens. Os meses criam um espaço-tempo. Um evento vivido na casa afeta João, Ana e Maria. Cada um deles sempre relatará os fatos a partir do próprio ponto de vista. Cada leitor acrescenta mais um ponto de vista e teremos um palácio de espelhos.
Se estivemos sem inspiração podemos dar palpites ou criticar quem trabalha...
Além das caixas de postagens podemos usar as caixas de comentários e quem sabe convidar os amigos a deixar sugestões para que possamos ignorá-las?
Experimento 021 - o nome veio da necessidade de se dar um nome ao blog, essa é uma proposta de um determinado projeto, de mistura de Dom Casmurro com novela das 21h, mas outros projetos poderão vir. Alguém dá um nova idéia? Um novo mote? Os trabalhos podem ocorrer paralelo, alguns andarem mais rápido que outros, uns poderão morrer de inanição, outros virar avalanche... Alguém tem idéia prum conto rápido? Seria bom ver algo aprontar-se rapidamente. 021 é o código de área do Rio de Janeiro, mas não impede que paraenses contribuam...
Bem vindos a esse experimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário