Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

Fotos da Maria


Personagens

Personagens

Personagens

Personagens

Personagens

Personagens - Ruy

Filho da Iudete. Maria irá apaixonar-se por ele. É um companheiro improvável para ela, é culto de outra classe social e a princípio não reconhece os encantos físicos de Maria. Torna-se afetuoso com ela por educação e por influência da mãe.
Outros personagens verão os sintomas de paixão em Maria e atribuirão erroneamente a si mesmo - como pode ser o caso do João ou Tavares - ou exporão seus preconceitos julgando-a apaixonada pelo porteiro ou entregador da farmácia. Algumas coincidências podem corroborar esses mal entendidos.
Será uma paixão platônica?

Personagens - D. Iudete

Vizinha do casal, em algum momento conhecerá Maria e decidirá alfabetizá-la. D. Iudete diz que seu nome é um destino, foram precisos dois analfabetos para que Hildete virasse Iudete, seu pai e o tabelião. Professora aposentada, aluna do Instituto de Educação, é orgulhosa dos seus feitos, acredita que a educação é um caminho para melhorar as pessoas.
O convívio de Maria com Iudete pode pautar o amadurecimento intelectual de Maria.
A casa de Iudete pode permitir a exposição de Maria a eventos fora da dinâmica da casa onde trabalha.

Personagens - Nossa Senhora, Menino Jesus e São Judas (Xangô)

As religiões primitivas acreditavam que os deuses participavam muito mais ativamente da vida na Terra. Na guerra de Tróia é a vontade divina que decide os rumos da guerra. Maria conversa com os deusas da sua crença. São como amigos imaginários para atenuar a solidão da vida na casa.
Ela transforma o catolicismo aprendido na infância numa religião própria onde Maria é sua irmã mais velha, escuta-a, dá bons conselhos e é sempre sua partidária.
Jesus assemelhasse em seu papel ao superego, vai lembrá-la dos seus deveres, princípios e sugerir que siga mais o senso comum e a ordem estabelecida do que os próprios desejos.
São Judas Tadeu, padroeiro das causas desesperadas e por isso Santo de fé da pobre famíla da Maria, como personagem aconselha-a de um ponto de vista masculino, um irmão mais velho ou um amigo gay, que pode oferecer um ponto de vista masculino mas isento de tensão sexual.
Xangô pode ser  sincretizado com São Judas Tadeu. Seu símbolo é o machado de duas faces, significando que o machado tanto protege seus filhos das injustiças como os pune quando as cometem.
Esse sincretismo permitirá que São Judas fake de um ponto de vista mais distante de Maria e de Jesus. Se Jesus é o superego, S. Judas poderá ser a voz das suas  pulsões.

Personagens - Tavares, amigo do casal

Pode servir como dois personagens distintos. Para o marido é um calhorda sexista que estimula o seu pior lado. Para mulher é um homem gentil e culto que apoia com citações e referencias cultas cada decisão ou sugestão que ela dá.

Personagens - Maria, a empregada

Tem dezoito ou 20 anos. Tem a beleza da juventude, mas foi criada numa fazenda em Cardoso Moreira.
Desconhece a realidade urbana moderna. Vem trabalhar na cidade pela necessidade material de sustentar-se, na fazenda em decadência não resta mais trabalho que a remunere.
Ela amadurece com a saída de casa. Cresce intelectual e espiritualmente.
Descobre o amor e o sexo. É religiosa.
A ação da Virgem Maria, do Menino Jesus e são Judas é contínua na sua vida. Como os deuses e deusas da Ilíada, os santos cristãos aqui participam ativamente da vida de Maria - numa fase inicial o pensamento de Maria é traduzido pelos diálogos (imaginários?) dela com seus guardiães. Gradativamente, a medidad eque sua personalidade se fortaleça, poderia haver uma unificação do pensamento. Uma das questões possíveis é a da Imanência X Transcendência, outra é do sincretismo. Será que São Judas Tadeu não seria Xangô. O seu ponto de vista prático e liberal uma manifestação da contaminação do catolicismo de Maria por outras religiões. Esse sincretismo permite uma Maria mais plural, talvez até mesmo ambígua.

Personagens - A mulher Ana

Advogada, bem sucedida, passa dos 30. É desbocada, pontuando suas frases com palavrões. Ela tem necessidade de organizar a vida. Decidiu que está na hora de ter um filho. Ainda não contou para o marido. A contratação de uma empregada faz parte do plano de preparação do ninho.

Personagens - O marido João

Arquiteto em crise dos 40 anos. Apesar de  voyer é pouco malicioso. É culto, mas apesar da analise intelectual chia de referências - mais para um curiso do que para um erudito - e entende a realidade de acordo com suas fantasias. Parece distante da realidade próxima, habitando um mundo pessoal dentro da sua cabeça.
É fato que ele deseja Maria, mas será que terá mesmo um caso com ela ou apenas imagina?
Tem um escritório em casa, por isso passa muito tempo na própria casa. A empregada é uma perturbação da sua rotina no começo, mas começa a chamar a sua atenção ao longo dos meses.